sábado, 29 de novembro de 2025

UMA NOITE MEMORÁVEL DA ABRAMMIL - O BRILHO DA CULTURA SOB O CÉU DE COPACABANA. ABRAMMIL HOMENAGEIA GRANDES PERSONALIDADES NO FORTE DE COPACABANA!

A Diretoria de Cultura do Elos Internacional anuncia: a noite de 28 de novembro de 2025 inscreveu-se como página luminosa na memória cultural do Rio de Janeiro. O imponente Forte de Copacabana, guardião secular na ponta da praia, onde outrora os canhões defendiam a pátria e hoje disparam cultura e civismo, foi o palco eleito para a solenidade da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL). 

Nas muralhas que testemunharam o heroísmo dos 18 do Forte em 1922, floresceu a celebração. Um salão concorridíssimo, verdadeiro mosaico de intelectuais e amigos vindos dos quadrantes do país, acolheu a 48ª Cerimônia da ABRAMMIL, integrada ao prestigiado 11º Salão de Artes Plásticas. Sob a batuta solene e entusiasta do presidente emérito Régis Lermen, o evento desdobrou-se como uma ode ao mérito e à arte. 

Entre os agraciados, destacaram-se nomes que simbolizam a ponte entre a cultura e o pensamento contemporâneo:

Matilde Carone Slaibi Conti, presidente-mor elista, recebeu a honraria na categoria Mérito Meio-Ambiente, unindo a força do Elos Internacional à causa vital da sustentabilidade planetária. 

Márcia Pessanha, governadora do D-8 do Elos Internacional, foi laureada na categoria Mérito Juscelino Kubitschek, celebrando sua brilhante administração à frente da centenária Academia Fluminense de Letras, ecoando o espírito visionário de JK. 

Nina Fernandes, jornalista de pena afiada e acadêmica, foi reconhecida na categoria Moeda da ABRAMMIL, tributo à sua valiosa contribuição na divulgação do saber. 

Essas três mulheres, em sua diversidade de talentos e esferas de atuação, espelharam o conjunto dos laureados, demonstrando o compromisso da ABRAMMIL em tecer o vasto e rico tapete da cultura, das letras e da sociedade brasileira. 

A emoção dos afetos Para os membros desta revista cultural, o momento ganhou matiz de particular emoção. A acadêmica benemérita Idalina Andrade Gonçalves, com a arte da acolhida, convidou companheiros e amigos para a cerimônia. Entre eles: Matilde Slaibi Conti, Márcia Pessanha, Aldo Pessanha, Bruna Monteiro, Alberto Araújo e Shirley Araújo. Sua recepção calorosa elevou a solenidade institucional a um encontro de afetos e fraternidade. A graciosidade de Idalina, ao cumprimentar cada amigo, culminou no gesto de nos apresentar ao presidente Régis Lermen, momento que reforçou o espírito de união e camaradagem que pulsa no coração da ABRAMMIL. 

Um dos instantes mais tocantes foi o discurso da vice-presidente, acadêmica benemérita Marilza Fialho. Com eloquência que tocou a alma da plateia, saudou os homenageados e iniciou suas palavras com uma bênção a Deus pelo “momento mágico” vivido. Sua fala ressoou como hino ao trabalho silencioso e meritório daqueles que dedicam suas vidas à sociedade. Ao desejar que cada cerimônia fosse eternizada como fonte de felicidade, encerrou-se em tom poético e sensível, avigorando os corações com gratidão e esperança. 

A noite de celebração encerrou-se com um delicioso coquetel. Sob a brisa do Atlântico, a uma suave chuva a beleza do casamento entre cultura e arte revelou-se em um coração uníssono de valor histórico. Acadêmicos, artistas e convidados trocaram experiências, estreitando laços de camaradagem e reforçando a importância singular da ABRAMMIL para a nação. 

Fundada em 1º de março de 2007, sob a égide do Patrono Dom João VI, monarca que trouxe a Corte Portuguesa e as bases da cultura brasileira ao Rio de Janeiro, a ABRAMMIL consolidou-se como fanal na preservação da memória militar, na valorização cultural e na promoção das artes. 

Reconhecida como Utilidade Pública Estadual e com cadastro na União Europeia e na ONU, a Academia conecta o Brasil ao mundo: 

Na área militar, é guardiã da história das condecorações e dos símbolos das Forças Armadas. Na área cultural, é tecelã de exposições, reuniões literárias e salões de artes plásticas. Na área social, é construtora de pontes, fortalecendo a solidariedade e aproximando a sociedade civil da tradição militar e da arte.

Assim, a ABRAMMIL não se limita a honrar o passado: lança pontes robustas para o futuro, reafirmando seu lema lapidar: “Em reconhecimento aos que com fé e coragem cultuam os mais elevados ideais.”

Entre o azul do mar e o verde da esperança cultural, a noite de 28 de novembro de 2025 ficará gravada como um momento mágico, onde a emoção de Marilza Fialho, a graça de Idalina Andrade Gonçalves e a solenidade de Régis Lermen convergiram para reafirmar a missão maior da ABRAMMIL: promover a cultura, a história e a arte a serviço da sociedade brasileira. 

Editorial

© Alberto Araújo

Diretor de Cultura do Elos Internacional


Matilde Slaibi Conti

Márcia Pessanha

Alberto Araújo, Régis Lermen, 
Marcia Pessanha, Idalina Gonçalves

Bruna Monteiro, Márcia Pessanha,
Matilde Slaibi Conti, Shirley Araújo,
Alberto Araújo e Idalina Gonçalves







CRÉDITOS DAS FOTOS
Alberto Araújo
Aldo Pessanha
Nina Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário