quinta-feira, 1 de maio de 2025

SINFONIA DA SOLIDARIEDADE: JULIO E ROZA, EMBAIXADORES DA CARIDADE - CRÔNICA DE ALBERTO ARAÚJO

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)


"Para tocar música celestial deves 

conduzir teus olhos a uma estrela distante."


A inspiradora epígrafe de Yehudi Menuhin ecoou em meu coração ao assistir, através da magia da internet, à comovente apresentação do maestro Julio E. Gomez e de sua esposa, a talentosa poetisa e declamadora Roza de Oliveira. O vídeo, um presente compartilhado pelo próprio maestro no canal de Francisco Regis, no Youtube, transportava-me para a acolhedora Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba, naquele memorável sábado, 6 de junho de 2009 

Sob o tocante projeto literomusical "Lançando a Rede na Lua", o templo se transformou em um palco de elevação espiritual e generosidade. A "Viagem Espiritual Através da Música Erudita e da Poesia Religiosa" não era apenas um concerto, mas um vibrante ato de solidariedade, onde cada ingresso, um singelo valor de R$ 10,00, florescia em alimento e esperança para as obras filantrópicas da igreja.

A programação da noite era um convite à sensibilidade e à introspecção, um cuidadoso entrelaçar de melodias clássicas e versos profundos: 

PROGRAMAÇÃO 

A) ROZA DECLAMA "CANTO MÍSTICO" de Helena Kolody

1 - SONATA QUASE UMA FANTASIA Op. 27 N° 2 - Adágio Sostenuto - L.van Beethoven

2 - CONCERTO N° 1 em Sib menor - I Tempo - P. Tchaikovsky 

B) ROZA DECLAMA "NO DIA DA ANGÚSTIA" de Jônas Braga

3 - CHANT DU BERGER - Noturno - Mme. G. Galos

4 - HORAS TRISTES - Noturno - G. Metallo

5 - ONDAS DO TAPÓ - Valsa Lenta - Bento Mossurunga

C) ROZA DECLAMA "NO CÁLIX DAS ORQUÍDEAS" -de Leonardo Henke

6 - SONATA PATÉTICA - Op. 13 - 1°. Mov. L.van Beethoven

7 - MORIR PENSANDO EN DIOS! - Luis Sambucetti (Uruguayo 1860-1926) 

D) ROZA DECLAMA "O ECO" de Gidia Junior

8 - VALSA Op. 69 N° 2 (Post.) - Frédéric F. Chopin

9 - ECOISSAISES - L. Van Beethoven

10 - MARCHE MILITAIRE Op. 51 N° 1 - Franz Schubert

E) ROZA DECLAMA "GRAÇAS DOU" de sua autoria

11 - POUPURRI CHOPINIANO

É constituído por partes das seguintes Composições:

Polonaise em La b (Op. 53)

Fantasia Improviso (Opus 66 Póstuma)

Valsa (Opus 64 N° 1)

Valsa Brilhante (Opus 34 N° 1) 

A voz cálida e expressiva de Roza de Oliveira abria a noite com a delicadeza de Helena Kolody, preparando nossos corações para a profundidade da "Sonata Quasi una Fantasia" de Beethoven, cujas notas, dedilhadas com maestria por Julio Gomez, ecoavam com uma beleza melancólica e contemplativa. A paixão de Tchaikovsky em seu "Concerto N° 1" preencheu o templo com ondas sonoras intensas, demonstrando o virtuosismo do maestro. 

A alternância entre a poesia declamada e a música instrumental tecia uma narrativa rica em emoções. Os versos pungentes de Jônas Braga e a melancolia de Metallo encontravam ressonância nas melodias suaves de Mme. G. Galos e na singela beleza da valsa de Bento Mossurunga. A força dramática da "Sonata Patética" de Beethoven antecedia a reflexão sobre a finitude da vida nos versos de Leonardo Henke e na tocante prece musicada de Luis Sambucetti. 

Na segunda parte, a leveza de Chopin e a vivacidade de Beethoven em suas "Ecoissaises" preparavam o terreno para a delicadeza de "O Eco" de Gidia Junior, declamado com a sensibilidade peculiar de Roza. A energia contagiante da "Marche Militaire" de Schubert injetou um vigor renovado na atmosfera.

O ponto alto da noite foi, sem dúvida, o "Poupourri Chopiniano", uma celebração da genialidade do compositor polonês através de suas valsas e polonaises mais emblemáticas. Cada nota, cada acorde, parecia vibrar com a emoção e o lirismo característicos de Chopin, culminando em um final apoteótico. 

E, em meio a essa sinfonia de talentos, a voz de Roza ecoou novamente com seus próprios versos em "Graças Dou", um momento de profunda gratidão que certamente envolveu a todos em um sentimento de união e propósito. 

Assistir a essa apresentação, mesmo através da tela, permitiu sentir a atmosfera de entrega e amor que emanava de Julio e Roza. Sua arte transcendia o palco, transformando-se em um gesto concreto de solidariedade. Aquela noite na Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba foi mais do que um concerto; foi uma poderosa "Sinfonia da Solidariedade", onde Julio Gomez e Roza de Oliveira se consagraram verdadeiramente como "Embaixadores da Caridade", tocando corações e estendendo a mão àqueles que mais necessitavam. 

Link da apresentação no Youtube, clicar aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ZVHAEmEHU2s

 

© Alberto Araújo

01 de maio de 2025.








Nenhum comentário:

Postar um comentário