01 de julho de 2025. Em um ambiente acolhedor e inspirador, a Biblioteca Parque de Niterói foi palco, nesta data especial, da reunião mensal da União Brasileira de Trovadores – Seção Niterói. Sob a liderança sensível e dedicada da presidente Alba Helena Corrêa, o encontro reafirmou o compromisso da UBT com a difusão da palavra poética, da amizade e da cultura.
Estiveram presentes com entusiasmo e alma trovadora: Alba Helena Corrêa, Maria Otília Camillo, Dulce Mattos, Juber Baesso, Shirley Baesso, André Santa Rosa, Professora Rosely Marques dos Santos, membros simpatizantes que, com sua presença luminosa, mantêm viva a chama da poesia em nossa cidade.
Entre trovas, memórias e novos projetos, a tarde foi marcada por trocas significativas, reflexões artísticas e a certeza de que a poesia, quando compartilhada, transforma espaços e corações.
A UBT – Seção Niterói também reafirma seu compromisso com a Educação Cultural de Trovas nas Escolas, sonho antigo que ganha novo fôlego com a presença ativa da Professora Rosely Marques dos Santos, educadora do Colégio La Place, em Piratininga. A professora destacou, com emoção e preocupação, o distanciamento de crianças e adolescentes dos valores essenciais da vida e da espiritualidade, em razão do uso excessivo de celulares. Sua fala ecoou como um chamado: “É preciso semear poesia para reencontrar o caminho da Luz.”
A presidente Alba, os trovadores e todos os presentes reforçaram a intenção de cultivar um mundo mais humano, mais poético, mais fraterno.
Embora ausente, a querida trovadora Mimi Lück fez-se presente por meio de sua Trova do mês de junho, com o tema “Criança”, enviada com carinho por sua secretária — mais um gesto que prova que a poesia não conhece ausências: ela sempre encontra um jeito de estar.
As reuniões da UBT Niterói ocorrem sempre nas últimas terças-feiras de cada mês. Em junho, devido ao feriado, o encontro foi remarcado para o dia 1º de julho, sem perder a ternura do verso nem a beleza do encontro.
A União Brasileira de Trovadores é uma entidade cultural que há décadas sustenta com delicadeza e coragem a tocha da poesia popular, lírica e humanista. Seus trovadores são jardineiros da palavra, semeadores de beleza, guardiões da memória e arquitetos da esperança. Ao longo do tempo, a UBT se firmou como uma representação viva da cultura brasileira, levando a trova, esse sopro breve mas gigante de sabedoria e emoção, aos corações de todas as idades.
Porque onde há uma trova, há um elo.
Onde há poesia, há vida.
E onde há vida tocada pela arte, há
sempre a promessa de um mundo melhor.
******************************
Compartilho, com gratidão, estas trovas que brotaram do coração — minha singela colaboração para os caminhos da UBT.
“Na trova, a alma floresce,
num verso breve e profundo;
a UBT é quem tece
as delicadezas do mundo.”
“Na lira da tradição,
a trova é voz verdadeira;
na UBT, coração
faz da palavra bandeira.”
© Alberto Araújo
Créditos das fotos:
Compartilhadas pela trovadora Maria Otília Camillo
Postagem do Focus Portal Cultural
Alberto Araújo – editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário