quinta-feira, 31 de julho de 2025

UM ENCONTRO LUMINOSO NO FACEBOOK DE MARIA OTÍLIA CAMILLO - O LEGADO CULTURAL DE NEIDE BARROS RÊGO - CRÔNICA LÍRICA DE ALBERTO ARAÚJO


Ao percorrer as memórias compartilhadas na página de Maria Otília, eis que surge, luminosa, a imagem de Neide Barros Rêgo. Um sorriso aberto, pérolas adornando o pescoço sobre uma renda escura, um instante capturado que transcende a tela e evoca a força de uma vida dedicada à cultura em Niterói e além. Esta fotografia, resgatada do álbum virtual de uma amiga, é a porta de entrada para um reconhecimento poético de sua inestimável contribuição. 

Neide. Um nome que ecoa a doçura de um gesto e a firmeza de um propósito. Ela foi uma artífice incansável do cenário cultural, tecendo laços entre artistas, ideias e comunidades. 

Seu trabalho foi fundamental para o florescimento de inúmeras iniciativas que enriqueceram a vida de tantos. Nos palcos de eventos, nos corredores de instituições, Neide Barros Rêgo semeou a paixão pela arte, pela educação e pelo patrimônio, legando um rastro de beleza e conhecimento que perdura. 

Mesmo ausente do plano físico, sua presença se manifesta na vitalidade das expressões culturais que ela ajudou a nutrir. Cada apresentação nos encantava, cada peça teatral nos emocionava, cada projeto educativo transformado carrega a marca indelével de sua dedicação. 

Neide não apenas idealizou; ela concretizou, mobilizou energias e inspirou gerações a valorizar a riqueza da nossa identidade cultural. 

Encontrar esta imagem no Facebook de Maria Otília não é um mero acaso. É um lembrete de que as conexões e as memórias se mantêm vivas, tecidas em redes que celebram aqueles que deixaram um legado significativo. 

Neide Barros Rêgo permanece presente, não só na saudade daqueles que a conheceram, mas também na continuidade do trabalho cultural que ela impulsionou com tanto amor. Seu sorriso, capturado nesta fotografia digital, continua a iluminar o caminho para um futuro onde a cultura seja sempre um pilar fundamental de nossa sociedade. 

@Alberto Araújo


(CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR A MÚSICA FASCINAÇÃO 
POR NEIDE BARROS RÊGO)

FASCINAÇÃO POR NEIDE BARROS RÊGO

 

Os sonhos mais lindos sonhei

De quimeras mil, um castelo ergui

E no teu olhar tonto de emoção

Com sofreguidão, mil venturas previ

 

O teu corpo é luz, sedução

Poema divino cheio de esplendor

Teu sorriso prende, inebria, entontece

És fascinação, amor.

 

Compositores: Maurice De Feraudy / J. Morley / F.d. Marchetti / Armando Lousada

 

Piano – Therezinha de Maria C. Pinto

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário