sábado, 13 de fevereiro de 2021

CENTENÁRIO 1921 - 2021 DA ESTREIA DO FILME 'O GAROTO' | 'THE KID', DIRIGIDO E ESTRELADO POR CHARLIE CHAPLIN.




FATOS E ACONTECIMENTOS: CENTENÁRIO 1921 - 2021 DA ESTREIA DO FILME 'O GAROTO' | 'THE KID', DIRIGIDO E ESTRELADO POR CHARLIE CHAPLIN. A SENSÍVEL COMÉDIA “O GAROTO” É O PRIMEIRO LONGA-METRAGEM MUDO DO DIRETOR.

Momento especial para Chaplin, o lançamento de "O Garoto", em 16 de janeiro de 1921. Foram nove meses de filmagem e uma montanha de negativo gasto, na proporção de 53 rolos usados para cada usado na montagem. No meio, o divórcio. Já então ungido como o único gênio a praticar essa arte ínfima, o cinema, Chaplin comprovou no longa a genialidade que já tinha demonstrado nos filmes de um ou dois rolos. Talvez hoje ninguém mais acredite, como no passado, que Charlie Chaplin era o único gênio da arte, o cinema.

Completando cem anos, "O Garoto", primeiro longa-metragem de Charles Chaplin, deixa claro que no cinema desse diretor o que vem primeiro é o personagem Carlitos. O tipo mais marcante da história do cinema, com seu corpo coberto de paradoxos. Já nos trajes convivem o gentleman e o vagabundo, o nobre e o pária, reverberando em seu comportamento como se ali se concentrassem os equívocos todos da humanidade. A tais e tantos equívocos Carlitos responde com um altivo e não raro sarcástico espírito de resistência e algum sentimentalismo. Permanece indiferente ao juízo da sociedade. É vagabundo e orgulhoso. O certo é que tudo está em seu corpo, o que explica por que Chaplin passou momentos de tanta angústia quando começou a primeira exibição pública de "O Garoto".

Uma das cenas mais tocantes da produção ocorre quando o vagabundo tenta impedir dois agentes de levarem o menino, já que o personagem Carlitos não é seu tutor legal. A trilha sonora do filme foi composta somente em 1971, pelo próprio Charles Chaplin, e inserida em uma nova versão do longa. Lançado no Brasil em 6 de maio de 1921  'O Garoto'

 

PARA ASSISTIR AO FILME "O GAROTO" NO CANAL YOU TUBE. CLICAR NO LINK: 

https://youtu.be/0wg7QjQztlk



Cenas iniciais

Uma jovem mãe, sem dinheiro ou opções, deixa o seu bebê no interior de um automóvel. O carro é roubado por um par de malfeitores. Ao se depararem com a criança que chora no banco de trás, a tiram de lá e a põem ao lado de uma lata de lixo. Toda essa parte expositiva sugeria um melodrama o gênero era ainda mais central no cinema há cem anos do que é hoje.

Carlitos apanha o bebê e o leva à sua pobre casa. Não sabe o que fazer com uma criança que chora. Improvisa, transforma um bule em mamadeira. Corta o assento de uma cadeira, fazendo um círculo onde possa sentar a criança para que ela faça suas necessidades.

Desafiando a lei e a ordem com altivez para guardar o menino das garras do poder "bem-intencionado", sempre disposto a fechar a criança num orfanato ou pior. Até esse momento, o espectador já está a par das outras virtudes de Carlitos o corpo tão ágil quanto o espírito, a combatividade, mas também certa alegria de existir, mesmo quando o mundo inteiro é adverso a ele. Do começo ao fim, Chaplin se manterá fiel ao seu personagem.







 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário