sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

WEBINÁRIO SOBRE O DESENHISTA HERCULE FLORENCE, PIONEIRO DA FOTOGRAFIA NO BRASIL, ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA, DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2021.





O WEBINÁRIO "HERCULE FLORENCE, A PRODUÇÃO DE IMAGENS E AS EXPOSIÇÕES DO MUSEU DO IPIRANGA E DO MUSEU REPUBLICANO DE ITU", sobre a contribuição das obras de Hercule Florence (1804-1879) aos projetos expositivos concebidos por Afonso d'E. Taunay no Museu do Ipiranga e no Museu Republicano de Itu, ao longo da primeira metade do século 20, acontece na próxima semana, dia 25 de fevereiro de 2021, das 19h às 21h.

Inventor e desenhista, reconhecido como o responsável pelo nascimento da fotografia no Brasil, Hercule Florence nasceu em Nice, na França, e veio para o Brasil em 1824. Em Campinas, no interior de São Paulo, morou por cerca de 50 anos.

Foi durante a expedição Langsdorff iniciada em setembro de 1825, passando pelos atuais estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Pará, que Florence realizou uma série de desenhos e aquarelas retratando a fauna, a flora, a paisagem e a população dos locais visitados - essas imagens constituem uma rica documentação dessa viagem.

Organizado pelo Museu Republicano de Itu, em parceria com o Instituto Hercule Florence (IHF), o webinário é parte das homenagens ao aniversário de Itu, comemorado em 2 de fevereiro, e conta com as palestras das Profas. Dras. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Iara Lis Schiavenatto e Ana Paula Nascimento.

Aos interessados em participar, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 24 de fevereiro pelo site Webinário: Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu. (google.com) .

Serviço:

- Webinário "Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu"

- Dia 25 de fevereiro, das 19h às 21h

- Inscrições: Webinário: Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu. (google.com)

- Os participantes inscritos receberão certificado após o encerramento do evento.


Tour Virtual - Enquanto estiver fechado devido à pandemia, o público pode visitar o Museu Republicano e conferir suas exposições de forma online. Lançado em novembro, o tour pode ser realizado por meio do link https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html


A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de áudio descrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então se subordinou administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.






 



 

Mais informações:

Ex-Libris Comunicação Integrada

Assessoria de Imprensa do Museu Paulista

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário