domingo, 21 de fevereiro de 2021

STRAUSS AS MELHORES MÚSICAS DO COMPOSITOR AUSTRÍACO








CAROS AMIGOS, NA OPOTUNIDADE VISITEM O CANAL YOU TUBE DO FOCUS PORTAL CULTURAL. 

JOHANN BAPTIST STRAUSS. PLAYLIST DE SUAS MELHORES MÚSICAS. CLICAR NO LINK: https://youtu.be/iXyxUe2gMLU

Compositor austríaco famoso pelas suas valsas vienenses e pelas operetas que compôs. Nasceu em 1825, em Viena, na Áustria, e morreu em 1899, também em Viena.

 

JOHANN STRAUSS II  nasceu em Viena, 25 de outubro de 1825 e faleceu em Viena, 3 de junho de 1899), também conhecido como Johann Strauss, Jr., o mais novo, o Filho (alemão: Sohn), Johann Baptist Strauss, foi um compositor austríaco de música ligeira, particularmente música de dança e operetas. Compôs mais de 500 valsas, polcas, quadrilhas e outros tipos de música de dança, bem como várias operetas e um ballet. Em sua vida, ele era conhecido como "Rei da Valsa" e foi, em grande parte, responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX.

Strauss tinha dois irmãos mais novos, Josef e Eduard Strauss , que se tornaram compositores de música ligeira, bem como seu pai, embora eles nunca foram tão conhecidos como o seu irmão mais velho.

Algumas das mais famosas obras de Johann Strauss incluem "O Danúbio Azul", "Kaiser-Walzer", "Contos dos Bosques de Viena", e "Tritsch-Tratsch-Polka". Entre suas operetas, Die Fledermaus e Der Zigeunerbaron são as mais conhecidas.

 

Filho do famoso compositor Johann Strauss, o jovem Strauss Jr. teve que lidar com a proibição, imposta pelo pai, de seguir uma carreira musical. Mesmo assim, demonstrou sempre uma maior dedicação às suas lições secretas de violino, em detrimento do trabalho na escola. O seu primeiro concerto, em 1844, aconteceu num subúrbio de Viena, conseguindo um êxito assinalável e que depressa catapultou o seu nome para o reconhecimento. Na ocasião da morte do pai, em 1849, Strauss Jr. era já uma referência nos meios culturais austríacos, conquistando nesses meandros o epíteto de rei da valsa vienesa. Graças a esse estilo musical, do qual não pode ser dissociado, fez furor a nível mundial, granjeando o apoio de inúmeros seguidores da sua música.

Viajou pela Áustria, Polónia e Alemanha. Em 1855, foi contratado para uma série de atuações, durante dez anos, no Petropaulovsky Park, em São Petersburgo.

Depois da valsa, influenciado pelas operetas de Offenbach, Strauss Jr. produziu algumas peças nesse formato. De entre as 17 operetas que compôs, merece nota de destaque a sua primeira, Die Fledermaus (1871). Além deste, o seu trabalho mais célebre, comummente designado O Danúbio Azul, tornou-se uma espécie de hino não oficial da Áustria e, simultaneamente, a sua peça mais conhecida.

Em 1872, conduziu vários concertos em Nova Iorque e em Boston.

A sua obra é relativamente extensa e abarca diversos estilos. Johann Strauss Jr. compôs 17 operetas, um bailado inacabado (Cinderella 1899) e cerca de 400 valsas, polkas e outras danças. Para além das peças já referidas, uma menção para as valsas Rosen aus dem Süden (Rosas do Sul, 1880), Kaiser - Waltzer (A Valsa do Imperador, 1888) e Geschichten aus dem Wienerwald (Histórias dos Bosques de Viena, 1868).

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário