domingo, 7 de fevereiro de 2021

15 CURIOSIDADES SOBRE A RAINHA DA INGLATERRA, RAINHA ELIZABETH II

 



Elizabeth II é a monarca com o reinado mais longo do mundo. Porém, isso nem entra na lista das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra. Confira abaixo 15 fatos curiosos (e reais) sobre a “mãe” de todos os ingleses:

A RAINHA DA INGLATERRA COMEMORA DOIS ANIVERSÁRIOS

Oficialmente a Rainha Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926. Contudo, ela celebra seu nascimento em duas datas distintas. Sim,  a rainha Elizabeth II nasceu em um mês muito frio (abril), mas seu aniversário oficialmente reconhecido pelo estado ocorre em um sábado no final de maio ou junho. Desse modo, a celebração pode ser realizada durante os meses mais quentes com uma grande festa.

ELA NUNCA FOI PARA A ESCOLA

Os herdeiros da família real inglesa geralmente não frequentam a escola primária como crianças normais. No caso da Rainha da Inglaterra é que ela foi ensinada em casa com aulas de diferentes professores como Henry Marten, vice-reitor do Eton College (que ainda é apenas para meninos), e também teve aulas particulares de religião com o arcebispo de Canterbury.

Porém, só porque ela não foi à escola, não significa que Elizabeth não recebeu educação. Ela recebeu a maior parte por meio de sua babá, Marion Crawford, a quem a família real se referia como “Crawfie”.

Crawford acabaria sendo condenada ao esquecimento pela família real por escrever um livro revelador em 1953 chamado As pequenas princesas (The Little Princesses) sem sua permissão; o livro contava as experiências de Crawford com Elizabeth durante sua juventude.

ELA CASOU COM SEU PRIMO

Talvez você não saiba, mas uma das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela casou com seu primo. O Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo e a Rainha Elizabeth são primos em terceiro grau e ambos compartilham os mesmos tataravós: Rainha Victoria e Príncipe Albert.

A COROAÇÃO DE ELIZABETH PASSOU NA TV CONTRA SUA VONTADE

Elizabeth II foi coroada Rainha da Inglaterra oficialmente quando tinha apenas 25 anos de idade logo após a morte de seu pai, George VI. Elizabeth estava no Quênia no momento da morte de seu pai e voltou para casa como rainha de seu país. Como os fãs da série “The Crown” irão se lembrar, a confusão em torno de sua coroação foi repleta de drama.

Muito tímida, a Rainha Elizabeth II não permitiu nem que fossem tiradas fotografias em seu casamento. Ela também não queria que sua coroação fosse transmitida pela TV, porém foi convencida com algumas condições: as câmeras estavam permitidas apenas em uma única área da Abadia de Westminster e não podiam ser dados close em seu rosto.

ELA NÃO PRECISA DE PASSAPORTE PARA VIAJAR

Uma das mais importantes curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela é a chefe de estado mais viajada do mundo e já visitou mais de 115 países entre mais de 270 visitas oficiais de estado.

Porém, ela não tem passaporte. Isso ocorre porque todos os passaportes britânicos são oficialmente emitidos em nome da rainha e, sendo assim, ela tecnicamente não precisa de um documento emitido por ela mesma.

 

ELA TAMBÉM NÃO PRECISA DE CARTEIRA DE MOTORISTA

Não é só porque a Rainha tem uma equipe de motoristas. É que o Reino Unido também emite oficialmente carteiras de motorista em nome de Elizabeth. Então não espere que ela mostre sua CNH quando for parada levando outros chefes de estado para dar uma volta em seu Range Rover.

 

A RAINHA NÃO PRECISA PAGAR IMPOSTOS (MAS ELA PAGA)

A Rainha Elizabeth paga voluntariamente impostos de renda e ganhos de capital desde 1992, mas oficialmente ela não precisa pagar impostos.

 

ELIZABETH JÁ SOFREU UM ATENTADO (E SOBREVIVEU)

Foi durante o Trooping the Colour em 1981. Enquanto a Rainha liderava uma procissão real a cavalo em direção ao Palácio de Buckingham, um jovem disparou vários tiros em direção à monarca.

Um rapaz de 17 anos estava obcecado pelo assassinato de figuras como John Lennon e John F. Kennedy e disparou contra Elizabeth. Porém, felizmente ele não conseguiu comprar munição real no Reino Unido e sua tentativa falhou.

O QUARTO DA RAINHA JÁ FOI INVADIDO NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Um ano depois do atentado, a Rainha Elizabeth passou por outro susto. Em 9 de julho de 1982, um homem chamado Michael Fagen conseguiu pular a cerca de arame farpado do palácio, subir um cano de esgoto e, por fim, entrar no quarto da rainha.

Embora os relatórios da época dissessem que Fagen e a Rainha tiveram uma longa conversa antes de ele ser preso pela segurança do palácio, Fagen disse ao The Independent que a Rainha não ficou para conversar: “Ela passou por mim e saiu correndo da sala”.

TECNICAMENTE TODOS OS GOLFINHOS DO REINO UNIDO SÃO DELA

Além de possuir todos os golfinhos do país, ela possui também todos os esturjões e baleias. Um estatuto ainda válido do reinado do rei Eduardo II em 1324 afirma: “Também o rei terá … baleias e esturjões capturados no mar ou em outro lugar dentro do reino”, o que significa que a maioria das criaturas aquáticas são tecnicamente rotuladas de “peixes reais” e são reclamados em nome da Coroa.

SUA BEBIDA PREFERIDA É O GIN

A Rainha bebe gin misturado com Dubonnet (um vinho forte) e uma rodela de limão com gelo todos os dias antes do almoço. Ela também bebe vinho no almoço e uma taça de champanhe todas as noites.

ELA CRIOU SUA PRÓPRIA RAÇA DE CACHORROS

Elizabeth tem um amor famoso e declarado por Corgis (ela teve mais de 30 deles durante seu reinado; o último, Willow, faleceu em 2018). Porém, atualmente ela tem dois Dorgis (Candy e Vulcan), um cruzamento que ela criou quando um de seus Corgis acasalou com um Dachshund chamado Pipkin que pertencia à Princesa Margaret.

A RAINHA LUTOU NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Apesar dos riscos, uma das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela acabou ingressando no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica em 1945, quando tinha 18 anos.

A Rainha Elizabeth continua a ser a única mulher da família real a entrar nas forças armadas e é atualmente a única chefe de estado viva que serviu oficialmente na Segunda Guerra Mundial.

ELA TEM SEU PRÓPRIO DINHEIRO PARA DAR AOS POBRES

Conhecido como “Dinheiro Maundy” (Maundy Money), a Rainha tem moedas de prata – atualmente com a imagem de Elizabeth na frente – que são dadas aos aposentados em uma cerimônia chamada Quinta-feira Santa.

O costume real remonta ao século 13, em que se esperava que a família real lavasse os pés e distribuísse presentes a súditos sem um tostão como um gesto simbólico em homenagem ao ato de Jesus de lavar os pés dos pobres na Bíblia.

Depois que o século 18 chegou e lavar os pés sujos das pessoas não era visto como algo digno de um rei, o ato foi substituído por mesadas em dinheiro doadas pelo monarca.

Descubra qual o salário mínimo e custo de vida na Inglaterra.

RAINHA DIGITAL

Por fim, uma das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela tem redes sociais. The Queen entrou no Twitter em julho de 2009 sob o nome de @RoyalFamily, e enviou o primeiro tweet ela mesma, mas não manteve pessoalmente a página desde então (ela tem uma equipe de comunicação digital para isso).

 

Ela também está no Facebook (e não, você não pode cutucar a Família Real) e em março de 2019 a Rainha publicou seu primeiro post no INSTAGRAM para a conta da família.






Nenhum comentário:

Postar um comentário