sábado, 20 de fevereiro de 2021

MINHA MÃE DE CASIMIRO DE ABREU DECLAMADA POR EDMO RODRIGUES LUTTERBACH




POESIA "MINHA MÃE" - CASIMIRO DE ABREU 

POR EDMO RODRIGUES LUTTERBACH



Edmo Rodrigues Lutterbach declama "Minha Mãe", de Casimiro de Abreu, no Conservatório de Música de Niterói, em 19 de novembro de 2010.

 

 

MINHA MÃE

 

Da pátria formosa distante e saudoso

Chorando e gemendo meus cantos de dor,

Eu guardo no peito a imagem querida

Do mais verdadeiro, do mais santo amor:

 

Minha Mãe!

 

Nas horas caladas das noites de estio,

Sentado sozinho co'a face na mão,

Eu choro e soluço por quem me chamava:

Ó filho querido do meu coração.

 

No berço pendente dos ramos floridos,

Em que eu pequenino feliz dormitava,

Quem é que esse berço com todo o cuidado

Cantando cantigas alegre embalava?

 

De noite, alta noite, quando eu já dormia,

Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,

Quem é que meu lábios dormentes tocava,

Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?

 

Minha Mãe!

 

Feliz o bom filho que pode, contente,

Na casa paterna, de noite e de dia,

Sentir as carícias do anjo de amores,

Da estrela brilhante que a vida nos guia:

 

Minha Mãe!

 

Por isso eu agora, na terra do exílio,

Sentado sozinho co'a face na mão,

Suspiro e soluço por quem me chamava:

"Oh filho querido do meu coração!"

 

Minha Mãe!

 

 











MARIA OTÍLIA CAMILLO DISSE:

Eis, mais lembranças, desse inesquecível, momento, para quem ama e valoriza às terrenas Alegrias: “Arte é Amor à Vida que respiramos, seja qual for”. Obrigada, Alberto Araújo e Parabéns, pela sua Arte, sua Alegria, sua Vida! Maria Otília.

Oi, Alberto! Que lindo! Você fazer o fundo musical brilhar, ainda mais a nossa Fé, junto às abençoadas Artes de Amor e, aqui, a sublime Poesia sobre “Mãe” interpretado por Edmo, nosso inesquecível, amado Irmão que, se encontra iluminado em Jesus. Veja, eu organizava os Recitais, no Conservatório, quando lá estudava. Já havia me formado em Arte de Dizer e, também, como estudava piano e, tocava nos Recitais e, passei a declamar à convite da Professora , Nélia que regia o Coral Santa Cecília. Então, anualmente, o Recital se tornou eclético, com diversatilidades  em Artes e, convidava os Amigos para participar. A interpretação artística de cada um, bem merecia foto e tenho os álbuns anuais dos Recitais! Mais uma vez, juntos agradecemos à Deus, pelo nosso caminhar, nesta Vida, sempre, em Louvor ao Criador! Iluminado, carinhoso abraço!

OUTRO COMENTÁRIO DE MARIA OTÍLIA

Meu Deus! Que lindo! Rever, aqui, Edmo, o nosso, tão, amável, gentil, intelectual, amigo, sincero, acima de tudo, louvável de Coração! Então, vejam o valor de nos diluirmos, pela Alegria de firmarmos o olhar ao Céu, de onde emana a Divina LUZ, o Amor! A Diretora do Conservatório de Música, Ruth Vianna, permanece em meu Coração, também, em memória, com o Edmo! Amei o vídeo e, junto aos demais, talentosos Amigos que, anualmente, participavam do Recital, em homenagem à Santa Cecília, padroeira da Música, em 22-11 e à Você, Alberto, agradeço de Coração este presente abençoado, meu iluminado, carinhoso abraço! Maria Otília.

               

 

Sobre Edmo Rodrigues Lutterbach

 

 

Nasceu no município fluminense de Cantagalo em 12 de outubro de 1931. Formou-se em Direito no ano de 1960. Em 1964, por concurso, ingressou no Ministério Público, exercendo o cargo de Promotor de Justiça até 1987, ano em que foi promovido a Procurador de Justiça. Pertence a Academia Niteroiense de Letras, integra os quadros de inúmeras outras instituições culturais, entre as quais a Academia Fluminense de Letras (atual presidente), o Cenáculo Fluminense de História e Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (co-fundador), a Academia Brasileira de Literatura, a Academia Cantagalense de Letras (co-fundador) e o Elos Clube de Niterói (co-fundador). Presidiu o Elos em duas ocasiões e o representou em Portugal, na XV Convenção do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. Integrou, por dois períodos, o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Comunitário do Núcleo Editorial da Universidade Federal Fluminense. Possui o título de Cidadão Honorário de Niterói e é detentor de vária medalhas, títulos e comendas, entre os quais as medalhas José Clemente Pereira e José Cândido de Carvalho, concedidas pela Câmara de Vereadores do município de Niterói. Publicou os seguintes livros: Geraldo Bezerra de Menezes – homem de fé e apóstolo leigo; Presença de uma geração; A eternidade de Euclides da Cunha; Niteroienses ilustres do século XIX e Alberto de Oliveira, o príncipe dos poetas. E também os opúsculos: Reminiscências de Casimiro; O papel do reservista na conjuntura nacional; José Carlos Rodrigues; Augusto Brandão Filho; Américo de Castro; Minha mãe; Alocução à bandeira; Cantagalo – 200 anos de vida religiosa; Euclides – cérebro cantagalense; Apologia do idioma; A mulher – símbolo do amor; Euclides – exaltação a um gênio; Euclides – enfim – em seu chão de nascimento. Publicou, ainda, discursos de posses em inúmeras instituições culturais e saudações acadêmicas. Faleceu em 27 de setembro de 2011.

 

POSTADO NO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://focusportalcultural.blogspot.com/2021/02/minha-mae-de-casimiro-de-abreu.html  

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário