VERDI: RELAÇÃO DAS ÁRIAS DAS ÓPERAS
AIDA - "Marcia Trionfale" (
00:00 )
DON CARLO - "O don fatale" (
01:03 )
IL TROVATORE - "Il balen del suo
sorriso" ( 05:26 )
IL TROVATORE - "Vedi! Le fosche notturne spoglie"
(Coro delle zingare) ( 11:23 )
LA FORZA DEL DESTINO - "Son
Pereda son ricco d'onore" ( 14:19
)
LA TRAVIATA - "Libiamo ne' lieti
calici" ( 16:59 )
LA TRAVIATA - "Un dì felice,
eterea" ( 20:09 )
MACBETH - "Che faceste, dite
su" (Coro delle streghe) ( 22:50 )
NABUCCO - "Va Pensiero" (
26:22 )
NABUCCO - "Gli arredi
festivi" ( 31:05 )
RIGOLETTO - "Cortigiani, vil
razza dannata" ( 37:00 )
RIGOLETTO - "La donna è
mobile" ( 41:39 )
UN BALLO IN MASCHERA - "Morrò, ma
prima in grazia" ( 43:51 )
GIUSEPPE
VERDI 120 ANOS DE SAUDADES
Giuseppe
Verdi compositor de óperas italiano. Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu
em Roncole, 10 de outubro de 1813 e faleceu em Milão, 27 de janeiro de 1901,
foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época
considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard
Wagner era na Alemanha.
CLICAR
NO LINK: https://youtu.be/5AALKXVjtgk
Foi
um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas
com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do
gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular -
como "La donna è mobile", de Rigoletto, "Va, pensiero"
(Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco, "Libiamo ne' lieti calici"
(Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside"
(Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada
por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e
com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório
padrão um século e meio depois de suas composições.
Giuseppe
Verdi era filho de Carlo Verdi, dono de uma taberna, e de Luisa Utini. Verdi
nasceu na pequena localidade de Roncole, uma pequena vila do município de
Busseto, então no departamento de Taro, que fazia parte do Primeiro Império
Francês, após a anexação do Ducado de Parma e Piacenza. O registro de batismo,
em 11 de outubro, lista-o como tendo "nascido ontem", mas como os
dias eram muitas vezes considerados como começando ao pôr-do-sol, isso poderia
significar que ele nasceu em 9 ou 10 de outubro. No dia seguinte, foi batizado
na igreja católica, e foi registrado em latim como Josephus Fortuninus
Franciscus. No dia seguinte (terça-feira), o pai de Verdi levou seu
recém-nascido até Busseto, onde o bebê foi registrado como francês com o nome
de Joseph Fortunin François. "Assim aconteceu que, para o mundo civil e
temporal, Verdi nasceu como sendo um francês".
Quando
era criança, os pais de Verdi mudaram-se de Piacenza para Busseto, onde a
educação do futuro compositor foi facilitada pelas visitas à grande biblioteca
da escola jesuítica local. Também em Busseto, Verdi teve suas primeiras lições
de composição.
Verdi
mudou-se para Milão quando tinha 20 anos para continuar seus estudos. Ele teve
aulas particulares de contraponto enquanto atendia a exibições operísticas,
como também concertos, especialmente de música alemã. Todos em Milão estavam
convencidos de que Verdi deveria seguir carreira como compositor teatral.
Durante a metade da década de 1830, ele apresentou-se nos salões Salotto Maffei
em Milão, por convite de Clara Maffei.
Voltando
a Busseto, passou a atuar como mestre de capela e maestro da banda, mas isso
lhe trouxe muitos inimigos. Posteriormente, com o suporte de Antonio Barezzi,
um mercador local e amante da música que lhe proporcionou suporte financeiro
para suas ambições musicais em Milão. Com esse suporte, Verdi apresentou-se
pela primeira vez em público na casa de Barzzi, em 1830.
Graças
ao amor de Verdi a música, Barezzi enviou Verdi para ser o professor musical de
sua filha, Margherita, e os dois acabaram se apaixonando. Eles casaram-se em 4
de maio de 1836 e Margherita deu à luz duas crianças, Virginia Maria Luigia (26
de março de 1837 - 12 de agosto de 1838) e Icilio Romano (11 de julho de 1838 -
22 de outubro de 1839). Ambos morreram na infância, enquanto Verdi trabalhava
em sua primeira ópera (Oberto) e Margherita acabou falecendo em 18 de junho de
1840, com apenas 27 anos, enquanto ele compunha sua segunda ópera, Un Giorno di
Regno. Verdi acabou devastado pela morte precoce de sua esposa e dos seus dois
filhos e prometeu que não voltaria a compor.
RECONHECIMENTO
INICIAL
A
produção de sua primeira ópera, Oberto, foi feita no Teatro alla Scala de Milão
em novembro de 1839, alcançando pouco sucesso. Após a produção, Bartolomeo
Merelli, empresário do Teatro alla Scala, ofereceu a Verdi um contrato de mais
dois trabalhos.
Enquanto
ele trabalhava em sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, sua esposa faleceu. A
ópera estreou em setembro de 1840. A ópera foi um fracasso e ele caiu em desespero
e prometeu que não iria mais compor. No entanto, Merelli persuadiu-o a escrever
Nabucco, sendo apresentada em março de 1842, fazendo do compositor famoso em
Milão. Diz a lenda que a letra da famosa canção "Va Pensiero" que
inspirou Verdi a voltar a compor.
Um
grande número de óperas - 14 no total - foram compostas na década após 1843, um
período que Verdi descreveu como seus "melhores anos". Nesse período,
ele compôs I Lombardi (1843) e Ernani (1844). Para muitos, a mais original e
importante ópera de Verdi escrita foi Macbeth, em 1847. Pela primeira vez,
Verdi fez uma ópera sem uma história de amor, quebrando com a tradição de
óperas italianas do século XIX. Em 1847, I Lombardi, que foi revisada e
renomeada para Jerusalem, foi produzida pela Ópera de Paris.
Em
algum momento da década de 1840, após a morte de Margherita Barezzi, Verdi
iniciou um romance com Giuseppina Strepponi, uma soprano já no crepúsculo da
carreira. A sua coabitação antes do casamento foi vista como escândalo em
alguns dos lugares em que viveram. Verdi e Giuseppina casaram-se em 29 de
agosto de 1859, em Collonges-sous-Salève, perto de Genebra. Em 1848, enquanto
vivia com Strepponi em Busseto, Verdi comprou uma propriedade a duas milhas da
cidade. Inicialmente, os seus pais viviam ali, mas, após a morte de sua mãe, em
1851, ele fez de Villa Verdi Sant'Agata, em Villanova sull'Arda, a sua casa até
morrer.
Quando
os anos de afastamento social chegaram ao fim, Verdi criou uma de suas maiores
obras-primas, Rigoletto, que estreou em Veneza em 1851. Baseado em uma peça de
Victor Hugo (Le roi s'amuse), o libreto teve que passar por revisões
substanciais a fim de satisfazer a censura da época. Por várias vezes, o
compositor esteve a ponto de desistir da empreitada. A ópera rapidamente se
tornou um grande sucesso. Com Rigoletto, Verdi criou a sua ideia original do
drama musical como um coquetel de elementos heterogêneos, encarnando a
complexidade social e cultural e fazendo uma mistura de comédia e tragédia. As
outras duas maiores óperas de Verdi foram compostas nesse período: em 1853 Il
trovatore, sendo produzida em Roma e La Traviata, em Veneza. La Traviata tornou-se
uma das óperas mais populares de Verdi, sendo uma das mais interpretadas em
todo o mundo, até hoje.
Entre
1855 e 1867, Verdi continuou a compor grandes óperas, inseriu em sua lista: Un
ballo in maschera (1859), La forza del destino (feita para o Teatro Imperial de
São Petersburgo para 1861, mas não apresentada até 1862) e a versão revisada de
Macbeth (1865). Outras, com menos produções na época: Les vêpres siciliennes
(1855) e Don Carlo (1867), ambas feitas para a Ópera de Paris e inicialmente em
francês. Atualmente, essas últimas são mais interpretadas na revisão em italiano.
Simon Boccanegra foi composta em 1857.
LISTA
DE ÓPERAS
Oberto, 1839
Un Giorno di Regno, 1840
Nabucco, 1842
I Lombardi nella Prima Crociata, 1843
Ernani, 1844
I Due Foscari, 1844
Alzira, 1845
Giovanna d'Arco, 1845
Attila, 1846
Macbeth, 1847 (1865, versão revisada)
I Masnadieri, 1847
Jerusalem, 1847
Il Corsaro, 1848
La Battaglia di Legnano, 1849
Luisa Miller, 1849
Stiffelio, 1850
Rigoletto, 1851
Il Trovatore, 1853
La Traviata, 1853
I Vespri Siciliani, 1855
Aroldo, 1857
Simon Boccanegra, 1857 (1881, versão
revisada)
Un Ballo in Maschera, 1859
La Forza del Destino, 1862 (1869,
versão revisada)
Don Carlo, 1867 (1884, versão
revisada)
Aida, 1871
Otello, 1887
Falstaff, 1893
Outras obras
Seis romanças, 1838
Requiem, 1874 - (em memória do
escritor Alessandro Manzoni).
Quatro peças sacras, 1898.
Muito bom rever a obra de Verdi,
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