domingo, 7 de fevereiro de 2021

RAINHA ELIZABETH II 69 ANOS DE REINADO NA INGLATERRA. SESSÃO: UMA VOLTA AO PANETA DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 



 

ISABEL II OU ELIZABETH II nasceu em Londres, 21 de abril de 1926 é a atual Rainha do Reino Unido e de quinze outros Estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. Ela é a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor e a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra. Em algum de seus outros Estados soberanos, ela possui o título de Defensora da Fé. Isabel se tornou a Chefe da Comunidade Britânica quando assumiu o trono em 6 de fevereiro de 1952, após a morte de seu pai, o rei Jorge VI.

Isabel é a rainha de quatro países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Entre 1956 e 1992 o número de países do reino britânico variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Isabel é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.

Isabel nasceu em Londres e foi educada particularmente em casa. Após a Crise da abdicação de Eduardo VIII, tio de Elizabeth, houve a ascensão de George VI ao trono, o que fez de sua primogênita a herdeira presuntiva da coroa. Isabel passou a assumir deveres públicos durante a Segunda Guerra Mundial, em que ela serviu no Serviço Territorial Auxiliar. Ela se casou com o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca em 1947, com quem teve quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Seu pai morreu em fevereiro de 1952 e Isabel ascendeu ao trono aos 25 anos. Sua coroação ocorreu no ano seguinte e foi a primeira a ser televisionada.

As muitas visitas e encontros históricos de Isabel incluem uma visita oficial a República da Irlanda, a primeira visita de um presidente irlandês ao Reino Unido e visitas recíprocas com vários papas. Ela viu também grandes mudanças constitucionais, como a devolução dos poderes aos estados constituintes do Reino Unido, a patriação do Canadá e a descolonização da África. Isabel também reinou durante várias guerras e conflitos envolvendo muitos de seus reinos.

Tempos de significância pessoal incluem os nascimentos e casamentos de seus filhos e netos, a investidura do Príncipe de Gales e a celebração de marcos como seus jubileus de Prata em 1977, Ouro em 2002 e Diamante em 2012. Momentos de dificuldade incluem a morte de seu pai aos 56 anos, o assassinato de Louis Mountbatten, tio do príncipe Filipe, o fim dos casamentos de seus filhos em 1992 (um ano que ela mesma chamou de annus horribilis), a morte em 1997 de Diana, Princesa de Gales, ex-esposa de Carlos, e as mortes de sua irmã e mãe em 2002. Isabel ocasionalmente enfrentou movimentos republicanos e pesadas críticas a família real, porém o apoio a monarquia e sua popularidade pessoal permanecem altos.

Isabel guarda parentesco com várias casas reais da Europa. A rainha Margarida II da Dinamarca, o rei Haroldo V da Noruega, o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, os reis eméritos Juan Carlos da Espanha e Sofia da Espanha (e o filho deles, o atual rei Filipe VI da Espanha), e os ex-reis da Grécia Constantino II e Ana Maria da Grécia, são todos seus primos em terceiro grau, por serem descendentes da rainha Vitória do Reino Unido (trisavó de Isabel e também de seu marido, Filipe ,Duque de Edimburgo).

 

Atualmente, Isabel II ocupa a quarta colocação entre os monarcas com reinados mais longos, de forma comprovada, em toda a História mundial. Por enquanto, Isabel II aparece atrás do príncipe João II (de Principado de Liechtenstein), do rei Bhumibol Adulyadej (da Tailândia), e do rei Luís XIV (da França - este com 72 anos e 100 dias de reinado). É também a rainha soberana reinante mais idosa do mundo em todos os tempos, e a monarca mais idosa do continente europeu de todos os tempos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário