segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

BIOGRAFIA DE ELIZABETH TAYLOR

 


BIOGRAFIA DE ELIZABETH TAYLOR

 

 

 

Elizabeth Taylor (1932-2011) foi uma das maiores estrelas de Hollywood. Famosa por interpretar o clássico “Cleópatra” (1963). Atuou em vários filmes, recebeu seu primeiro Oscar com "Disque Butterfileld 8" (1960), e o segundo com "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?" (1966).

 

Elizabeth Rosemond Taylor DBE nasceu em Londres, 27 de fevereiro de 1932 e faleceu em Los Angeles, 23 de março de 2011, foi uma atriz anglo-americana. Começou sua carreira como atriz infantil no início dos anos 1940, tornando-se uma das estrelas mais populares do cinema clássico de Hollywood nas décadas de 1950 e 1960. Elizabeth Taylor foi a primeira atriz a assinar um contrato milionário com uma produtora, para estrelar o filme Cleópatra, em 1963.

 

Vencedora de dois Oscares de Melhor Atriz, um BAFTA e um Globo de Ouro, ela continuou sua carreira com sucesso nas décadas seguintes e permaneceu uma figura pública muito popular pelo resto de sua vida. Taylor também foi uma das primeiras celebridades a participar do ativismo da AIDS, liderando campanhas de prevenção e foi co-fundadora da Fundação Americana para a Pesquisa da AIDS, em 1985, e da Fundação AIDS Elizabeth Taylor, em 1991. Desde o início da década de 1990 até sua morte, ela dedicou seu tempo à filantropia. Em 1999, foi nomeada pelo American Film Institute a sétima maior lenda feminina do cinema.

 

Biografia

 

Carreira

 

Nascida em Londres, era filha dos norte-americanos Francis Leen Taylor (1897–1968) e Sara Viola Rosemond Warmbrodt (1895–1994). Sua família voltou para os Estados Unidos em 1939. Taylor começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos, ao vencer diversos testes no teatro, onde iniciou sua carreira, participando de pequenas peças. Em poucos anos foi descoberta por grandes empresários, ao assisti-la atuando. Seu talento a levou a ser contratada pela Universal Pictures, onde filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. Destacou-se na carreira, assim como seu amigo Mickey Rooney, ao atuar em filmes infanto-juvenis, como em sua estreia em 1943 num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão e permanecer nos estúdios foi a realização de um dos seus maiores sonhos.

 

Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 50 filmaria dramas, como Um Lugar ao Sol, com o ator Montgomery Clift; Giant, com Rock Hudson, atores dos quais se tornou grande amiga. Nessa década faria ainda A Última Vez que Vi Paris, ao lado de Van Johnson e Donna Reed.

 

Em 1987, quando Malcolm Forbes, a famosa editora da revista de negócios Forbes, apresentou Elizabeth Taylor em uma conferência de imprensa secreta para apresentar seu novo empreendimento comercial, um perfume chamado "Passion", o mundo sentou-se para assistir essa estrela em mais um sucesso. Uma vez, enquanto explicava o nome do pefume, Taylor disse: “A paixão é o ingrediente em mim que me fez quem eu sou. É minha paixão pela vida...minha paixão pelo amor que me fez nunca desistir.”

 

O perfume, que foi liderado por uma campanha promocional de 10 milhões de dólares, tornou-se um sucesso instantâneo e se tornou a primeira fragrância criada por uma celebridade de sucesso. Muitos outros tentaram, mas apenas a paixão de Elizabeth foi bem-sucedida. Elizabeth, a quem haviam sido oferecidos outros endossos no passado, achava que o perfume era o negócio perfeito para entrar. “Eu acho que perfume é mais do que apenas um acessório para uma mulher. Faz parte da sua aura. Eu uso perfume mesmo quando estou sozinha.” A verdadeira razão pela qual Passion fez tanto sucesso foi por causa da participação de Elizabeth em cada etapa de sua criação — trabalhando com os químicos para desenvolver o perfume perfeito, até a embalagem em sua assinatura. Elizabeth conhecia seu público e sabia o que eles queriam. Em 1991, as vendas do perfume "Passion" chegaram a cerca de 100 milhões de dólares, o que lhe deu um lugar cobiçado na lista das dez maiores fragrâncias de todos os tempos. Mas "Passion" foi apenas o começo.

 

Enquanto Passion foi bem-sucedido, ninguém poderia antecipar o sucesso que Elizabeth teria com o seu segundo lançamento, "White Diamonds". Elizabeth introduziu o perfume em 1991, apoiada por uma campanha de mídia de 20 milhões de dólares, e uma turnê em lojas de departamento de alta qualidade nos Estados Unidos e no Canadá. Desde a sua criação, "White Diamonds" permaneceu na lista dos dez principais perfumes mais vendidos. No ano de 2007, o perfume faturou mais de um bilhão de dólares, ganhando o título de “a fragrância de celebridade de maior sucesso de todos os tempos”.

 

Hoje, a Casa de Beleza Taylor tem onze fragrâncias de sucesso que são distribuídas por Elizabeth Arden, Inc., entre elas: White Diamonds, Sparkling White Diamonds, Brilliant White Diamonds, Diamonds and Emeralds, Diamonds and Rubies, Diamonds and Sapphires, Elizabeth Taylor’s Passion, Elizabeth Taylor’s Passion Men, Forever Elizabeth, Gardenia e Black Pearls.

 

 

 

FILMOGRAFIA DE ELIZABETH TAYLOR

 

Lassie, a Força do Coração (1943)

A Mocidade É Assim Mesmo (1944)

A Coragem de Lassie (1946)

Nossa Vida Com Papai (1947)

O Príncipe Encantado (1948)

Quatro Destinos (1949)

O Pai da Noiva (1950)

Um Lugar ao Sol (1951)

O Netinho do Papai (1951)

A Jovem Que Tinha Tudo (1953)

A Última Vez Que Vi Paris (1954)

Assim Caminha a Humanidade (1956)

A Árvore da Vida (1957)

Gato em Teto de Zinco Quente (1958)

Disque Butterfield 8 (1960)

Cleópatra (1963)

Gente Muito Importante (1963)

Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? (1966)

A Megera Domada (1967)

A Maldição do Espelho (1980)

As Damas de Hollywood (2001)

 

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário