segunda-feira, 9 de junho de 2025

ENCONTRO COM NELSON - "A SEM VERGONHA SOU EU" - UMA AULA-ESPETÁCULO INTERATIVA COM O DIRETOR MARCO POLO

Prepare-se para mergulhar no universo de Nelson Rodrigues de uma forma inovadora e envolvente! O Centro de Análise do Movimento Vivo (CAMV) tem o prazer de convidar você para uma aula-espetáculo interativa que irá desvendar os bastidores da peça "A Sem Vergonha Sou Eu", inspirada no clássico "Álbum de Família" e dirigida pelo renomado diretor teatral, professor Marco Polo. 

Neste ambiente único, você terá a oportunidade de assistir a encenações com recortes da peça, vivenciando o processo criativo em sua essência. Além disso, o público será convidado a interagir e participar de um debate profundo sobre a "Estrutura de Caráter", mediado por um profissional do CAMV. 

E temos uma novidade especial! Contaremos com a participação especial de André Santa Rosa, renomado ator e professor de teatro, que contribuirá com suas percepções e reflexões, enriquecendo ainda mais essa experiência transformadora. 

Não perca a chance de: Adentrar a intimidade de um ateliê de pesquisa artística. Acompanhar os ensaios da peça "A Sem Vergonha Sou Eu". Participar de um debate sobre "Estrutura de Caráter" com mediação profissional. Assistir o profissionalismo do produtor, diretor de Teatro professor  Marco Polo. Ouvir as contribuições de André Santa Rosa, ator e professor de teatro. 

SERVIÇO

Local: Centro de Análise do Movimento Vivo - CAMV

Endereço: Rua Ministro Otávio Kelly, nº 285–Icaraí, Niterói, RJ.

Data: 14 de junho de 2025, sábado.

Horário: 19 horas.

Ingresso: Entrada Livre com contribuição voluntária - Este convite vale duas entradas! Lotação: 36 lugares - senha por ordem de chegada. 

É PRECISO CONFIRMAR PRESENÇA! 

Garanta seu lugar nessa jornada emocionante e intelectual. Esperamos por você!

 

UM POUCO SOBRE O DIRETOR MARCO POLO

 

Marco Polo, diretor, educador e produtor de Teatro, promove, através da Polo Companhia, laboratórios de estudos de investigação da linguagem cênico-literárias. Seu objetivo é delinear uma escrita dramática pertinente ao conceito-método que ele denomina Arte Em Processo. Em suas atividades, Marco Polo tem promovido o acesso de pessoas em vias de vulnerabilidade social às artes, contribuindo com a formação da identidade cultural e aprimorando a acadêmica.

As realizações dos projetos ao longo dos anos se consolidaram a partir de parcerias e apoios com diversas instituições educacionais e culturais, entre elas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), SESC Rio, Museu Villa Lobos, Estação Primeira de Mangueira, Biblioteca Pública Estadual de Belo Horizonte, Centro Educacional de Niterói, Colégio São Vicente de Paulo, Museu da República, Cultura Inglesa, Aliança Francesa, Instituto Cultural Germânico, Instituto Vital Brazil (IVB), Escolinha de Arte do Brasil (EAB), Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Niterói, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Fundação Cultural de Curitiba, King’s College / The Place-London, e outros.

 

UM POUCO SOBRE O HOMENAGEADO NELSON RODRIGUES

 

Nelson Falcão Rodrigues, nascido em Recife em 23 de agosto de 1912 e falecido no Rio de Janeiro em 21 de dezembro de 1980, foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro. Ele é considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. 

Nascido em Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para o Rio de Janeiro. Na vida adulta, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai, Mário Rodrigues. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado (1941), que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso veio com Vestido de Noiva (1943), que trouxe uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. Com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação construíam a história da protagonista Alaíde), as inovações estéticas da peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro. A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no maior dramaturgo brasileiro do século XX.

 

©Alberto Araújo

Focus Portal Cultural





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