sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CONVITE ESPECIAL SOLENIDADE FESTIVA DA ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS – SEÇÃO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


A Academia Brasileira Rotária de Letras do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Presidente Matilde Slaibi Conti, convida para a solenidade festiva que acontecerá no dia 28 de agosto de 2025(quinta-feira). 

Sob a sensível e firme liderança da Presidente Matilde Carone Slaibi Conti, a Academia Brasileira Rotária de Letras — Seção Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso de fortalecer a cultura e a literatura rotária, acolhendo novas vozes que engrandecem a história da instituição. A escolha de receber as Acadêmicas Brigitta Monteiro, Maria da Conceição Panait e Valmira Cristofori representa não apenas o preenchimento de quadros acadêmicos, mas a ampliação de horizontes, trazendo a força, a sensibilidade e o talento feminino que tanto enriquecem o cenário literário niteroiense e brasileiro. 

E como gesto de reconhecimento especial, a outorga do título de Acadêmica Honorária à estimada Sylvia Maria Fasciotti ilumina ainda mais este momento, celebrando trajetórias dedicadas ao ideal rotário e à cultura. 

A chegada dessas novas acadêmicas, ao lado da homenagem a Sylvia Maria Fasciotti, celebra um momento especial de renovação, gratidão e continuidade na ABROL. Graças à visão e ao trabalho incansável da Presidente Matilde Carone Slaibi Conti, a Academia se fortalece, mantendo-se viva e vibrante na cena cultural, honrando seu papel de guardiã da palavra e do pensamento rotário, com brilho, elegância e profundo amor à arte.

PROGRAMAÇÃO:

Palestra: “As Academias Rotárias de Letras”

Posse Solene das Acadêmicas Titulares:

Brigitta Monteiro, Maria da Conceição Panait e Valmira Cristofori, com saudação pelo Acadêmico Ricardo Pinho. Outorga do título de Honorária à Rotariana Sylvia Maria Fasciotti 

Local: Casa da Amizade de Niterói

Rua Murilo Portugal, 1130, Charitas

Data: 28 de agosto de 2025 (quinta-feira)

Horário: 20h

Traje: Acadêmicos: beca e medalha | Convidados: esporte fino

 

Confirmação de presença até 25/08/25:

abrol.estadodorio@gmail.com



POESIA COMO HORIZONTE @ ALBERTO ARAÚJO



POESIA COMO HORIZONTE

 

A poesia não anuncia o futuro,
é caminho aberto no presente.
Não é semente que germina logo,
mas raiz que cresce em silêncio,
entre as pedras e o ar leve.

 

Ela não é a luz do amanhecer,
mas o brilho calmo da tarde,
quando o sol repousa e se faz
guia no céu tranquilo.

 

A poesia não é instante,
é vastidão que se estende,
tremor sutil que embala o peito,
bússola que aponta o infinito,
um coração que insiste em caminhar
sem amarras, sem pressa,
livre como o vento que nunca se cansa.

 

© Alberto Araújo 


PRÉ-ESTREIA DE ‘LUIZ GONZAGA — LÉGUA TIRANA’ CELEBRA A MEMÓRIA DO REI DO BAIÃO NO RECIFE

No sábado, 02 de agosto, data que marca os 36 anos da partida de Luiz Gonzaga, o Recife será palco da pré-estreia do aguardado filme “Luiz Gonzaga — Légua Tirana”, que chega aos cinemas de todo o Brasil em 21 de agosto de 2025.  Sob a direção de Marcos Carvalho e Diogo Fontes, o longa mergulha na trajetória do mestre maior do baião, desde sua infância em Exú, sertão pernambucano, até a consagração nacional. 

O filme "Luiz Gonzaga: Légua Tirana" é uma cinebiografia que explora a vida e obra do icônico cantor e compositor Luiz Gonzaga, focando em sua infância e adolescência. O filme busca retratar as raízes do artista no Sertão nordestino, suas influências culturais e a formação de sua identidade musical. A expressão "légua tirana" faz referência à jornada árdua e aos desafios enfrentados por Gonzaga, simbolizando a determinação e o sacrifício em sua trajetória artística.

O filme foi dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho

Mais do que uma biografia convencional, o filme é costurado com fios de realismo mágico, tecendo um retrato que vai além dos fatos documentais. “Muito do nosso filme é também um pouco do imaginário”, revela Diogo Fontes. “Existe uma pesquisa extensa, mas também um desejo de preencher as lacunas da história com as cores do mito gonzaguiano — imaginar como foi aquela criança, o que ela sonhava, o que a emocionava.” 

A semente do projeto germinou a partir do Cinema no Interior, iniciativa de Marcos Carvalho que leva oficinas audiovisuais a municípios do sertão de Pernambuco. Foi durante uma temporada em Exú, cidade natal de Luiz Gonzaga, que surgiu a ideia de transformar a experiência em algo maior: do curta-metragem realizado nas oficinas nasceu a vontade de destrinchar, com mais profundidade, a vida e o legado do Rei do Baião. 

“Luiz Gonzaga — Légua Tirana” marca, assim, a primeira vez que a história da origem do artista é contada na tela grande, entrelaçando realidade, memória afetiva e elementos míticos do sertão. É um convite a revisitar não apenas o homem, mas o símbolo, a força cultural e emocional que Luiz Gonzaga representa para gerações. 

Num tempo em que a música e a memória precisam ser reafirmadas, o filme se faz presente como um tributo vivo, poético e sensível, celebrando a eternidade de quem fez do baião uma linguagem universal. 

© Alberto Araújo 








(clicar na imagem para assistir ao trailer)




SAUDAÇÃO AOS ASTROS DO CORDEL - 01 DE AGOSTO – DIA DO POETA DA LITERATURA DE CORDEL

Hoje, 01 de agosto, celebramos com orgulho o Dia do Poeta da Literatura de Cordel, esses astros que, com versos ritmados e histórias rimadas, mantêm viva a chama de uma das expressões mais genuínas da nossa cultura popular. 

Hoje, o sertão inteiro, os admiradores batem palma para esses mestres da palavra, que transformam rimas em esperança, sabedoria em verso e o coração do povo em poesia. 

O Focus Portal Cultural reverencia todos os poetas cordelistas: astros da palavra rimada, que penduram seus versos nos varais da história para que jamais esqueçamos quem somos.

Sou nordestino e na minha alma ecoa o canto do cordel: histórias que embalam memórias, retratam bravuras, amores, causos e lutas. É a literatura que nasce da terra rachada, da feira livre, do repente e da devoção, mantendo viva a tradição de um Brasil profundo e verdadeiro. Sinto pulsar no peito a alma da arte de narrar a vida com simplicidade, beleza e sabedoria. É por meio do talento desses poetas que tradições, amores, lutas e causos ganham vida, atravessando gerações e fronteiras, sempre embalados pelo canto do sertão. 

Que a força do cordel continue a encantar, ensinar e emocionar, mantendo-se sempre firme como raiz que floresce em poesia. O Focus Portal Cultural rende homenagens a todos os poetas cordelistas do Brasil, guardiões da nossa memória, da nossa fala e da nossa identidade. 

Viva o poeta de cordel! Viva a poesia que brota da alma do nosso povo! 

© Alberto Araújo

 





 

MARIO QUINTANA POR RICARDO SILVESTRIN: HUMOR, FORMA E POESIA SEM FRONTEIRAS

 

Na próxima terça-feira, 05 de agosto, às 16h, o poeta e músico Ricardo Silvestrin inaugura o ciclo Cadeira 41 com uma conferência especial sobre Mario Quintana, no auditório da Academia Brasileira de Letras (ABL). A apresentação, coordenada pela Acadêmica Ana Maria Machado, tem entrada gratuita, com inscrições abertas:

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/mario-quintana-524869

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link:

https://www.youtube.com/live/afkHKSj8CDw?si=RcCVr55y0Qb5QG7l

Com sensibilidade crítica, Silvestrin propõe revisitar a vasta produção do poeta gaúcho destacando a sua busca constante por novas formas de expressão. Em sua análise, evidencia como Quintana transitou entre versos metrificados, verso livre, poemas em prosa e até prosa poética, sempre mantendo uma coerência estética que unia simplicidade, humor e profundidade filosófica.


Quintana foi, acima de tudo, um pesquisador da forma poética, inquieto e curioso, capaz de experimentar sem perder a essência do lirismo”, observa Silvestrin. Na conferência, ele também vai mostrar exemplos dessa pluralidade e como o autor brincava com as fronteiras entre poesia e narrativa.

Outro ponto de destaque será a comparação entre as antologias organizadas pelo próprio Quintana e aquelas reunidas por terceiros, revelando diferentes olhares sobre a sua produção. Silvestrin também comenta o célebre Portfólio de Mário Quintana, que reúne parte significativa dessa trajetória, marcada por invenção e reinvenção.

Embora nunca tenha integrado os quadros da ABL, após ser rejeitado três vezes, Quintana recusou entrar posteriormente, sua poesia ocupa lugar de destaque na literatura brasileira. Livros como Sapato Florido, O Aprendiz de Feiticeiro, Caderno H, Espelho Mágico, Quintanares e Baú de Espantos são provas desse legado: textos que falam da infância, do cotidiano e dos mistérios da vida, sempre com leveza e humor.

Autor de vinte e oito livros, vencedor de cinco prêmios Açorianos de Literatura e mestre em literatura pela UFRGS, Ricardo Silvestrin traz, nessa conferência, um convite a revisitar Quintana não apenas como poeta, mas como eterno inovador da palavra. Uma oportunidade única de (re)descobrir a poesia que, mesmo simples, carrega em cada verso o infinito.

© Alberto Araújo 




BLUES BOSSA JAM SESSION ESTREIA EM SP COM CLAUDETTE KING, FILHA DO LENDÁRIO B.B. KING

 


Iniciativa chega ao Teatro Sabesp Frei Caneca para celebrar o jazz, o blues e suas conexões. O projeto, que acontece de agosto a novembro, inicia no dia 15 de agosto com Claudette King, filha do Rei do Blues, B.B. King.

O Teatro Sabesp Frei Caneca recebe o projeto Blues Bossa Jam Session com o propósito de exaltar a riqueza do jazz e suas fusões com gêneros como o blues, a bossa nova, o soul e o rock, proporcionando ao público experiências musicais únicas e de altíssimo nível artístico. 

Serão quatro apresentações, de agosto a novembro; a primeira acontece dia 15 de agosto, com o show 100 ANOS B.B KING - CLAUDETTE KING & JAMES "BOOGALOO" BOLDEN, trazendo Claudette King, filha do Rei do Blues, acompanhada do lendário trompetista James “Boogaloo” Bolden, que liderou por quase 40 anos a banda de B.B. King e também já tocou com gigantes como Stevie Wonder, Duke Ellington e James Brown, juntamente com Bruno Marques, guitarrista e produtor brasileiro. A apresentação leva ao palco não só a história, mas a alma do gênero. Com uma voz potente e presença marcante, Claudette acumula indicações ao Grammy (2023 e 2024), ao Blues Music Award e integra o Blues Hall of Fame.

 

Dia 29 de setembro, a compositora, pianista, produtora/diretora musical e cantora Natalie Tenenbaum sobe ao palco do Teatro Sabesp Frei Caneca após passar por lugares como Kennedy Center, Lincoln Center, Carnegie Hall, Madison Square Garden, Berlin Konzerthau, entre outros. Tenenbaum flui entre o clássico, o jazz e a música eletrônica e foi considerada pelo The New York Times como uma performance "brilhante... consistentemente revigorante".

Já no dia 28 de outubro, o violinista britânico David Cross, conhecido mundialmente por sua atuação na formação clássica do King Crimson nos anos 1970, retorna ao Brasil para um encontro com o power trio paulista Dialeto, de rock progressivo, no show David Cross e Dialeto - Béla Bartók encontra King Crimson no Brasil. O show revisita e atualiza a colaboração que originou o quarto álbum de estúdio do Dialeto, intitulado Bartók in Rock. Além das peças de Bartók, o repertório do show inclui versões impactantes de clássicos do King Crimson, como "Exiles" e "Starless".

O encerramento do Projeto Blues Bossa Jam Session fica por conta de Amaro Freitas, no dia 17 de novembro.  Um dos nomes mais vibrantes do jazz contemporâneo, unindo técnica virtuosa e ousadia rítmica a reflexões sobre identidade, ancestralidade e meio ambiente, Amaro apresenta o seu álbum “Y’Y” no qual já se apresentou em importantes festivais do Brasil e do Exterior, além disso, foi premiado recentemente no Prêmio da Música Brasileira, com o melhor álbum de “Música Instrumental”. 

Mais do que uma sequência de apresentações, o projeto propõe um mergulho sensorial em linguagens que marcaram gerações e seguem inspirando músicos e plateias ao redor do mundo. Em diferentes datas e formações, de agosto a novembro, o palco do Teatro Sabesp Frei Caneca se transforma em território livre para celebrar a atemporalidade da boa música. 

SERVIÇOS

Ministério da Cultura e Sabesp apresentam Blues Bossa Jam Session, no Teatro Sabesp Frei Caneca  

PRONAC 234087

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apresentado por: Sabesp

Realização: Opus Entretenimento e Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução

Sessões com recurso de audiodescrição.

 

Link geral de vendas: https://uhuu.com/v/blues-bossa-jam-session-801