terça-feira, 5 de agosto de 2025

'AROUND THE WORLD' COM OBRAS DA ARTISTA PORTUGUESA JOANA VASCONCELOS NA CASA TRIÂNGULO



Mostra apresenta esculturas monumentais e instalações imersivas que dialogam entre mito e história contemporânea 

A visitação à exposição Around the World, individual da consagrada artista portuguesa Joana Vasconcelos, na Casa Triângulo termina neste sábado, 09 de agosto. A mostra reúne obras inéditas no Brasil de uma das vozes mais influentes da arte contemporânea internacional, reafirmando sua capacidade única de transformar materiais cotidianos em esculturas de forte impacto visual e poético. 

As obras em exibição na Casa Triângulo são um desenvolvimento do projeto executado em parceria inédita com a Maison Dior, no qual a artista criou uma escultura têxtil monumental para o desfile da coleção Outono-Inverno 2023/2024, denominada Valquíria Miss Dior. Naquele momento, foram utilizados 20 tecidos fornecidos pela marca. Explorando os mesmos materiais, Vasconcelos desdobrou esse universo em novas obras que dialogam entre o artesanal e o tecnológico, o simbólico e o sensorial. 

Sala Principal: Valkyrie Léonie 

Com 3,51 metros de altura, 7,29 metros de largura e 7,52 metros de profundidade, Valkyrie Léonie é uma escultura monumental suspensa que integra a icônica série das Valquírias, desenvolvida por Joana Vasconcelos desde 2004. A série constitui uma reinterpretação profunda e contemporânea do mito nórdico das valquírias — virgens guerreiras encarregadas de conduzir os heróis caídos em batalha até Valhalla. As esculturas, de contornos enigmáticos, fundem elementos têxteis e tecnológicos, revelando uma linguagem visual que transita entre o universo mitológico e a história contemporânea. 

A manipulação magistral de tecidos, crochê, bordados e luzes por Vasconcelos resulta em composições escultóricas de forte presença física e simbólica. Em Valkyrie Léonie, o uso dos tecidos Dior — com padrões florais e texturas sofisticadas — ganha força narrativa ao evocar a figura de Ginette Dior (também conhecida como Catherine ou Miss Dior), florista e resistente política durante a Segunda Guerra Mundial, cuja memória ressoa na obra através da matéria. 

A escultura recebe ainda o nome de Léonie La Fontaine, feminista e pacifista belga, ampliando a homenagem às mulheres que marcaram a história por sua força e delicadeza. Valkyrie Léonie se desdobra no espaço como um organismo têxtil e vibrante, com braços tentaculares que envolvem o ambiente e convidam à imersão. É uma presença coreográfica e monumental, que transforma o espaço da galeria em um território de encontro entre corpo, memória e matéria. 

Sala 2: 

Na sala 2, três esculturas suspensas que exploram o potencial poético da suspensão, do gesto e da leveza. Compostas também por tecidos Dior trabalhados artesanalmente, as gotas têxteis evocam o movimento da água, instaurando uma atmosfera lírica e silenciosa. Menores em escala, mas igualmente ricas em detalhe, as obras prolongam a linguagem escultórica de Vasconcelos, propondo um contraponto contemplativo à exuberância da sala principal. 

Joana Vasconcelos: Around the World reafirma o lugar da artista como uma das mais relevantes da arte contemporânea, capaz de transformar materiais simbólicos e cotidianos em esculturas de forte impacto sensorial, poético e político. Entre o monumental e o íntimo, entre a mitologia e o presente, a exposição convida o público a uma experiência onde arte, história e imaginação se entrelaçam. 

Sobre a artista

Com cerca de 30 anos de carreira, Joana Vasconcelos é reconhecida mundialmente por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, que questionam temas como o papel da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. Sua trajetória inclui feitos históricos, como ser a primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes (2012) e a primeira artista portuguesa a realizar individuais no Guggenheim de Bilbao (2018), nas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença (2023), ao lado de mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio e Botticelli. 

A projeção da carreira internacional começou em 2005 com A Noiva, apresentada na primeira Bienal de Veneza com curadoria inteiramente feminina. Desde então, participou outras três vezes do evento, sendo destaque em 2013 ao comandar o Trafaria Praia, o primeiro pavilhão flutuante da história da Bienal, representando Portugal. Em 2012, tornou-se a artista mais jovem e a primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes — sua mostra foi a mais visitada na França em 50 anos, com um recorde de 1,6 milhão de visitantes.

 

SERVIÇO:

Joana Vasconcelos: Around the World

Visitação: até  09 de agosto de 2025

Local: Casa Triângulo

Endereço: Rua Estados Unidos 1324, Jardins/São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 17h

Telefone: (11) 3167-5621 | www.casatriangulo.com   info@casatriangulo.com

Entrada gratuita 





Nenhum comentário:

Postar um comentário