sexta-feira, 15 de agosto de 2025

PADRE CARMINE PASCALE: FÉ, ORIGEM E MISSÃO EM NITERÓI

15 de agosto. Neste dia especial, o Focus Portal Cultural, na pessoa do jornalista e paroquiano Alberto Araújo, presta homenagem ao nosso pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Icaraí, o Padre Carmine Pascale, pelo aniversário natalício que hoje celebramos com gratidão e alegria. 

Nascido no Rio de Janeiro, o Padre Carmine orgulha-se de suas raízes na região da Basilicata, na Itália. Filho de Rocco Pascale (já falecido), natural de Satriano di Lucania, e de Antonietta Pace (já falecida), natural de Picerno, ambos imigrantes que se estabeleceram no Brasil há mais de seis décadas, herdou dos pais a dignidade do trabalho e a fé inabalável. Seu pai foi comerciante, atuou na venda de peixe em Nova Friburgo e, posteriormente, em Niterói, chegando também ao ramo imobiliário.

Ordenado sacerdote, Padre Carmine iniciou sua missão na Igreja de São Judas Tadeu de Icaraí em 2001, assumindo a função de pároco em 2004. Desde então, conduz a vida espiritual da comunidade com zelo pastoral, firmeza e ternura, tornando-se verdadeiro mentor espiritual de gerações de paroquianos. 

Atualmente Vigário Geral da Arquidiocese de Niterói, recebeu no dia 15 de julho o título de Cidadão Niteroiense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do Vereador Rodrigo Farah. A cerimônia contou com a presença do Arcebispo Dom José Francisco, que ressaltou o profundo compromisso do sacerdote com a fé e com a sociedade niteroiense.

Em seu discurso de agradecimento, Padre Carmine dedicou a homenagem aos paroquianos, colaboradores e amigos que partilham com ele a missão evangelizadora. 

Hoje, em sua data natalícia, a comunidade se une em oração para pedir a Deus bênçãos de saúde, luz e paz sobre sua vida. Que São Judas Tadeu continue sendo seu guia e inspiração no caminho da fé.

Parabéns, Padre Carmine Pascale! 

Sua existência é dom precioso para nossa Paróquia e para toda Niterói. 

© Alberto Araújo 


Padre Alex Abreu, Vereador Rodrigo Farah, 
Padre Carmine e Dom José Francisco Resende











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário