A OAB Niterói, presidida pelo Dr. Pedro Gomes, e a ESA Niterói, presidida pelo Dr. Júnior Rodrigues, são instituições que se destacam pelo apoio constante a temas relevantes para o fortalecimento da advocacia. Com essa missão de promover conhecimento e diálogo, ambas, apoiaram no dia 13 de agosto de 2025, no Auditório da OAB Niterói, um evento que trouxe à tona a importância da mediação e conciliação como ferramentas essenciais para a resolução pacífica de conflitos, contribuindo para uma atuação mais eficiente e humanizada do advogado.
O encontro foi aberto com as palavras
do presidente Pedro Gomes, que, após sua saudação, passou a condução dos
trabalhos para a mediadora Jocelin Nery, presidente da Comissão de Mediação e
Conciliação de Conflitos – CMCC. Esta, por sua vez, convidou cada palestrante a
expor seu tema, proporcionando um ciclo de apresentações ricas em conteúdo e
experiências.
A mesa diretora foi composta por: Pedro Gomes, Matilde Slaibi Conti, Nagib Slaibi Filho, Jocelin Nery, Luciano Santana, Cláudia Siqueira e Rosana Navega.
O CICLO DE EXPOSIÇÕES CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE:
Nagib Slaibi, desembargador aposentado
– Mediação no Esporte
Júnior Rodrigues, diretor-geral da ESA
Niterói – Mediação na Educação
Alessandra Gleisi, delegada da
Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica – Mediação e
Violência Doméstica
Luciano Santana, presidente da
Comissão de Esporte, Lazer e Saúde – Conciliação no Esporte
Cláudia Siqueira, juíza – Mediação e
Conciliação na Justiça do Trabalho
Rosana Navega, juíza – Mediação no Processo Criminal
Durante o evento, cada palestrante recebeu um certificado e um souvenir entregue pelo presidente Pedro Gomes. Devido a outros compromissos, o presidente passou a condução dos trabalhos para a vice-presidente Matilde Slaibi Conti.
A cerimônia teve como cerimonialista Flávia Cristina Rosário, procuradora da OAB Niterói, e contou com a parceria da OAB Jovem, Comissão Artística e Cultural, Comissão de Esporte, Lazer e Saúde, Procuradoria Geral da OAB Niterói e Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, além do apoio da BYO e da Clínica de Reumatologia e Fisioterapia Reumatos.
UM FECHAMENTO REFLEXIVO
No encerramento, a vice-presidente Matilde Slaibi Conti trouxe à tona o Lema do Psicodrama, de Jacob Levy Moreno, e a frase de Lacan “O Outro não existe, sou eu”. Sua fala convidou os presentes a refletirem sobre o sentido profundo da empatia e da alteridade na mediação: trocar os “olhos” com o outro é mais do que compreender seu ponto de vista — é reconhecer que, ao olhar para ele, também nos vemos refletidos. Na psicanálise, como destacou, o outro é, em parte, uma construção nossa, moldada por experiências, desejos e fantasias.
Essa reflexão final sintetizou o espírito do encontro: para mediar e conciliar com eficácia, não basta aplicar técnicas jurídicas; é preciso acolher, compreender e se permitir ser transformado pelo olhar do outro. Assim, a OAB Niterói e a ESA Niterói reafirmam seu compromisso não apenas com a formação técnica, mas com o desenvolvimento humano e ético da advocacia.
Com carga horária válida para estudantes, a programação reforçou o compromisso da OAB Niterói com o aperfeiçoamento profissional e a valorização das práticas consensuais como instrumentos eficazes de resolução de conflitos.
Mais do que um encontro institucional, este evento representou um momento de reflexão e atualização profissional para advogados, estudantes e operadores do Direito.
Ao tratar da mediação e conciliação, a OAB Niterói e a ESA Niterói reforçam a necessidade de se buscar soluções que preservem relações, agilizem processos e promovam justiça de forma equilibrada e eficaz. Foi, sem dúvida, uma tarde-noite marcada pelo fortalecimento do compromisso da advocacia com a cultura da paz e pela valorização das práticas consensuais no cenário jurídico contemporâneo.
© Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário