quarta-feira, 2 de abril de 2025

UM TRIBUTO DE RECONHECIMENTO. HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR NAGIB SLAIBI FILHO

 

Dra. Ivone Caetano, Dra. Matilde Slaibi Conti, Dra. Karen Rangel
e Desembargador e homenageado Nagib Slaibi Filho.

Na tarde de 02 de abril de 2025, quarta-feira marcada por emoção e reconhecimento, o Desembargador Nagib Slaibi Filho foi homenageado pela Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A solenidade, realizada na Sala Nobre do Fórum Central, celebrou a trajetória exemplar e a significativa contribuição do magistrado à justiça fluminense.

A solenidade realizada pela Câmara de Direito Público do TJRJ reconheceu o legado duradouro do Desembargador para o judiciário do Rio de Janeiro.

Nagib Slaibi Filho, renomado Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, construiu uma carreira marcada por um profundo compromisso com a ética e a justiça. Sua liderança como Presidente da 3ª Câmara de Direito Público desde 2011, seu trabalho incansável e suas contribuições foram amplamente reconhecidas, culminando em diversas homenagens. 

A homenagem foi marcada por momentos de emoção e carinho. A irmã do Desembargador, Dra. Matilde Carone Slaibi Conti, proferiu palavras emocionadas, relembrando a trajetória de ambos, mineiros de Visconde do Rio Branco, que se destacaram no cenário da justiça e cultura do estado do Rio de Janeiro.

A solenidade contou com a presença de inúmeros desembargadores, advogados e amigos, e foi embalada por músicas do Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que é regido pelo maestro Wellington Ferreira, que interpretou canções como "Tocando em Frente", "Eu quero apenas" e "Como é grande o meu amor por você". A emoção tomou conta da Sala Nobre quando o coral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro presenteou o homenageado com belas canções. O maestro, em um gesto de carinho e admiração, revelou que o grupo se chama 'Coro NS', uma homenagem ao Dr. Nagib Slaibi Filho, cujos integrantes são amigos ou funcionários do desembargador. Essa demonstração de afeto reforça o respeito e a admiração que o Dr. Nagib Slaibi Filho conquistou ao longo de sua carreira, não apenas como magistrado, mas também como amigo e líder.  O Desembargador, visivelmente emocionado, agradeceu a todos os presentes. O Desembargador, visivelmente emocionado, agradeceu a todos os presentes.

Também pelos registros fotográficos gentilmente compartilhados estamos observando a Dra. Ivone Caetano que alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira mulher negra a ocupar o cargo de desembargadora da Justiça estadual. Sua promoção, após 10 anos de dedicação à frente da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, é um marco importante na luta pela igualdade racial e na representatividade de mulheres negras no judiciário. Um feito notável em sua carreira. 

A solenidade em homenagem ao Dr. Nagib Slaibi Filho foi marcada pela presença de amigos queridos e colegas de profissão, que estiveram prestigiando o momento especial. Entre eles, destacamos o Desembargador e Juiz de Direito, Dr. Eduardo Antônio Klausner, e a advogada Dra. Karen Rangel, cuja amizade e apoio foram fundamentais na trajetória do homenageado. A presença de ambos reforça o carinho e o respeito que o Dr. Nagib Slaibi Filho conquistou ao longo de sua carreira, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

O Desembargador foi homenageado com um retrato na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, onde sua dedicação e contribuições foram muito apreciadas.

A aposentadoria do Desembargador Nagib Slaibi Filho marca o encerramento de um ciclo brilhante, mas seu legado permanecerá vivo no judiciário do Rio de Janeiro. 

Em 2024, Nagib Slaibi Filho recebeu o título de "Intelectual do Ano", escolhido por um colégio eleitoral que envolve diversas instituições acadêmicas e culturais do estado do Rio de Janeiro. Sua dedicação, ética e compromisso com a justiça servirão de inspiração para as futuras gerações de magistrados.

O Desembargador Nagib Slaibi Filho possui uma trajetória rica e multifacetada, com contribuições que transcendem o âmbito jurídico. Além de sua atuação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ele também se destaca em diversas outras áreas: 

É professor da Universidade Universo Niterói, onde compartilha seu conhecimento e experiência com as novas gerações de juristas. 

Participa ativamente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, EMERJ, onde é coordenador e professor de Direito Constitucional. É orientador de monografias pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade Salgado de Oliveira, entre outras instituições. 

É membro ativo de diversas instituições culturais, como a Academia Niteroiense de Letras e o Cenáculo Fluminense de História e Letras. Foi homenageado com a Comenda IFEC de Cultura e com o título de Intelectual do ano. É Diretor Jurídico do Elos Internacional, Vice-presidente do Elos de Niterói. É Primeiro Vice-Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, IMB.

Diretor-Adjunto da Escola Nacional da Magistratura Estadual ENAME. Membro do Conselho Fiscal da Associação Cultural do Arquivo Nacional, ACAN. 

Ao longo da carreira, teve publicados mais de 130 artigos, além de prefácios, decisões e pareceres. Como conferencista, palestrante e debatedor, já atuou em mais de 800 eventos.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 


Dra. Matilde Slaibi Conti profere algumas palavras.


Dra. Matilde Slaibi Conti e Dra. Karen Rangel 

Dra. Matilde Slaibi Conti e Dr. Eduardo Klausner

Coral do Tribunal de Justiça do Rio.

Desembargador Nagib ao lado da Desembargadora Inês.


MENSAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 

Dr. Nagib Slaibi Filho, o Focus Portal Cultural se une às vozes que celebram sua trajetória exemplar e a merecida homenagem da Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Sua dedicação à justiça, aliada ao seu notável intelecto e paixão pela cultura, o tornam um farol para as futuras gerações. Sua atuação como magistrado, professor e intelectual transcende os limites do judiciário, enriquecendo o cenário cultural e jurídico do nosso estado. Suas contribuições à EMERJ, à Academia Niteroiense de Letras e a tantas outras instituições são um testemunho do seu compromisso com a excelência e o conhecimento. Neste momento de reconhecimento, o Focus Portal Cultural em nome do jornalista e escritor Alberto Araújo expressa sua admiração e gratidão por seu legado duradouro. Que sua trajetória continue a inspirar e iluminar os caminhos da justiça e da cultura. Alberto Araújo - editor




Nenhum comentário:

Postar um comentário