segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

PARA ANA MARIA TOURINHO

Belém chega aos seus 410 anos em 2026, pulsando ao som do Carimbó, ritmo que traduz a alma do Pará e faz da cidade um palco de festa e memória. É música que nasce da terra e do povo, que embala corpos e corações, lembrando que tradição é também futuro. 

Ana Maria Tourinho, filha de Belém, nos presenteou com palavras sobre o Piauí, costurando afetos entre lugares e histórias. O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, fará o lançamento do livro e a exposição nacional fotográfica “Serra da Capivara - As descobertas e o legado de Niéde Guidon na Área Arqueológica de São Raimundo Nonato”, de André Pessoa, e a projeção de filmes, documentários, bate papo com autores e autoridades, em homenagens aos 93 anos de Niéde Guidon para o dia 8 março de 2026.

Hoje, em retribuição, lhe oferecemos um vídeo que extraímos do Facebook que celebra sua cidade, com suas cores vivas, sua gente e sua cultura. O Carimbó, com sua batida ancestral, nos lembra que cada terra guarda sua poesia, e cada voz que a narra é ponte entre mundos. 

Ana, que escreve com alma, mostra que pertencemos a mais de um chão: ao que nascemos e ao que escolhemos amar. Que Belém, com seus 410 anos, seja também um abraço a você, escritora que transforma raízes em asas.  

@ Alberto Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário