sábado, 27 de setembro de 2025

GERALDO BEZERRA DE MENEZES MARCA PRESENÇA EM POSSE NO TST – FOCUS PORTAL CULTURAL


Brasília, 25 de setembro de 2025 – O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST) realizou a solenidade de posse de sua nova direção, composta integralmente por ministros mineiros: Presidente: Luiz Philippe Vieira de Mello Filho;  Vice-presidente: Guilherme Augusto Caputo Bastos; Corregedor-geral: José Roberto Freire Pimenta. 

O escritor, acadêmico jurista Geraldo Bezerra de Menezes esteve presente à cerimônia, acompanhado de sua filha, a advogada Otavia Allemand Bezerra de Menezes. O evento foi marcado por homenagens e pela entrega de obras de grande valor histórico aos empossados.

Durante a solenidade, Bezerra de Menezes presenteou os novos dirigentes com livros que carregam forte simbolismo para a história da Justiça do Trabalho:

Ao presidente Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, entregou o clássico Ideologia e Utopia, de Karl Mannheim, com dedicatória de 7/11/1950 do ministro Júlio Barata (terceiro presidente do TST) ao ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, primeiro presidente do Tribunal.

Ao vice-presidente Guilherme Augusto Caputo Bastos, ofereceu o Dicionário Brasileiro de Decisões Trabalhistas, presenteado em 3/11/1948 pelo autor, ministro Arnaldo Lopes Sussekind, também ao ministro Geraldo Montedônio. 

Aos três empossados, entregou ainda o livro Apóstolo da Justiça Social, organizado por ele em 2015, ano do centenário de nascimento de seu pai. 

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, reforçando o prestígio da Justiça do Trabalho na atualidade. O momento evocou a memória das origens da instituição como órgão do Poder Judiciário, na década de 1940. Em 1949, por exemplo, registrou-se a primeira sessão do TST com a presença de um presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em comemoração ao terceiro ano de instalação do Tribunal. Na ocasião, o ministro Delfim Moreira proferiu o discurso de recepção ao chefe de Estado, em sessão presidida por Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes.


© Alberto Araújo

Focus Portal Cultural



Nenhum comentário:

Postar um comentário